Icon Icon

Chines nasceu com dentes fora da boca

20 de mar. de 2013



Fiquei curioso sobre o motivo que levou este senhor ficar assim e resolvi dar uma pesquisada na net, mas ao tentar procurar algo concreto para poder explicar tal anomalia só encontrei três coisas, ou zoações dizendo que ele precisa de aparelho ortodôntico, ou que ele foi atacado por um lobo que mordeu a boca dele quando criança, ou uma estranha história dizendo que um lobo selvagem lambeu a boca dele aos 11 anos de idade e ele pegou alguma doença que nenhum médico conseguiu explicar até hoje (esta última é a mais contada).




Se esquecermos essas malucas histórias contadas na internet podemos citar a doença NOMA que possui características semelhantes a estas da imagem acima. E o que é Noma?


NOMA

A noma, também conhecida como estomatite gangrenosa ou oris cancrum, trata-se de um processo gangrenoso intenso dos tecidos moles da face. Atinge em especial crianças entre os 2 aos 6 anos de idade, que se encontram debilitadas e mal nutridas, principalmente em países subdesenvolvidos, como países do continente africano e da América do Sul. 

Têm sido descritos também raros casos de noma em adultos severamente imunodeficientes, como portadores da AIDS, mielopatia ou que estão sendo submetidos a um tratamento imunossupressor.
Além da má nutrição, outros fatores predispõem o surgimento desta patologia, como:
  • Higiene oral inadequada;
  • Saneamento básico ineficiente;
  • Água não potável;
  • Ocorrência recente de outra doença;
  • Distúrbio de imunodeficiência, como, por exemplo, a AIDS.


Diferentemente de outros tipos de infecção, esta é capaz de atravessar barreiras anatômicas, como a musculatura, de forma que há o desenvolvimento de úlceras nas membranas mucosas da boca, com rápido e indolor comprometimento dos tecidos da face, incluindo os ossos. Também pode haver o comprometimento dos órgãos genitais, recebendo, nesse caso, o nome de noma pudendi.
A evolução da afecção deve ser freada com o uso de antibióticos, em associação com a melhoria da nutrição. Todavia, a deformação que causa é permanente e pode ser necessário realizar cirurgia plástica reconstrutiva para reparar os danos. Esta última deve ser adiada até a recuperação completa do paciente, que tipicamente se dá após um ano do início do tratamento.


A prevenção desta doença é feita através da melhoria da higiene oral e da nutrição.
Dica de Leonardo Sala e Maicon Cavalli

1 comentários:

Anônimo disse...

:d

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x

Postar um comentário




Nos ajude com valor que quiser

Nosso Blog esta funcionando graças a sua ajuda , Nos ajude a crescer mais , Vamos trazer mais novidades e conteúdos Interessantes Obrigado :)

Agregadores

BetoLinks Geral Links Uazza xmuito BetoLinks Vida vadia Camaleao - Agregador Link - Irado Agregador - Toneladas Link Ativo Tudu Juntu iblogs Agrega links Agrega dicas obizurado Linkrama Surfando Surfando Fofocaiada da Rede Blogs Divirto Meus Links